Arquitetos e Engenheiros: uma parceria de sucesso nas obras

 

 

No momento de construir uma casa, prédio ou estabelecimento, é importante contar com o auxílio de profissionais do ramo, como engenheiros civis e arquitetos. Por mais que algumas pessoas fiquem em dúvida sobre quem deve contratar para colaborar com a obra, as duas áreas têm semelhanças, mas seus serviços se complementam e são essenciais à construção

Quando se fala em projetar, executar, acompanhar e também fiscalizar as obras, arquitetos e engenheiros civis estão envolvidos. Algumas de suas responsabilidades são exclusivas e outras são compartilhadas. Pensando nisso, no post de hoje explicaremos o que cada um dos profissionais é responsável durante uma construção! 

 

Quais as funções exercidas por um Arquiteto?

 

Os arquitetos são encarregados pelo planejamento de espaços privados e públicos, onde envolvem desde residências ao urbanismo, paisagismo e acessibilidade da localidade. Observando sempre as questões externas e internas em cada detalhe que as envolve. Ele é o profissional responsável pela projeção de casas, traçados urbanos, ambientes comerciais, arquitetura industrial e corporativa, entre outros. Pode lidar também com o desenvolvimento de restaurações e planos diretores. 

Além disso, o arquiteto projeta de acordo com as vontades dos seus clientes, tendo a habilidade de traduzir os pedidos de quem o contratou para montar um projeto. Ele precisa proporcionar a harmonia às construções, assim como as questões técnicas ligadas ao conforto, ventilação, iluminação e também a estética dos ambientes.

 

 

 

Qual o papel de um Engenheiro Civil na obra? 

 

No caso dos engenheiros civis, eles são os responsáveis por buscar soluções técnicas para a implantação do projeto que foi elaborado por um arquiteto, pois fazem os cálculos necessários à segurança da parte estrutural das edificações. O profissional é capaz de calcular, por exemplo, o número de colunas e de vigas necessárias para suportar a construção, assim como distribuir cargas e escolher o material correto para utilizar no projeto. 

Tudo isso levando em conta fatores externos como a geologia do terreno, o tipo de solo, ventos e o regime de chuvas. O engenheiro civil também realiza o planejamento das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. É ele que gerencia as obras com alta complexidade, como no caso das construções de barragens, viadutos, estradas, ferrovias, hidráulica marítima e fluvial. 

 

 

 

Duas profissões que se complementam na construção civil

 

É no campo da construção civil que estas duas profissões estão mais próximas, mesmo que tenham atribuições para cada uma das áreas que só cabe a um profissional formado realizá-las. Por exemplo, são os arquitetos que têm a autorização para exercer trabalhos de restauração de um patrimônio histórico. Entretanto, são os engenheiros civis que projetam e constroem viadutos, pontes, estradas, etc. 

Para a construção de um imóvel será preciso contratar um engenheiro, pois ele assinará o projeto para que a prefeitura faça a validação e aprove a obra. Em seguida, será o arquiteto que atuará no desenvolvimento da planta para considerar o melhor aproveitamento do terreno. Assim como a distribuição dos cômodos e demais fatores que trarão um bom resultado à construção.

Na sequência do projeto, os profissionais das duas áreas trabalham em conjunto para que a obra seja executada da maneira mais correta e para que o resultado seja como o esperado. O trabalho exercido tanto pelo arquiteto quanto pelo engenheiro é fundamental para uma construção! 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre as funções dos arquitetos e engenheiros em uma obra? Deixe um comentário que responderemos você. E continue acompanhando as nossas redes sociais para ter acesso aos novos conteúdos!

The following two tabs change content below.

admin

Latest posts by admin (see all)