5 dicas para construir o seu tão sonhado imóvel

 

Está pensando em construir um imóvel e não sabe por onde começar? Seja para construir do zero ou até mesmo reformar a sua casa, é preciso ter um bom planejamento. Definir alguns pontos antes de começar a obra é fundamental para que o resultado seja o esperado. Entre eles, destaca-se as dimensões do imóvel, quantos cômodos ele terá, os materiais e profissionais selecionados, a verba para a construção, etc.

 

Pensando nisso, selecionamos cinco dicas para ajudar você a se organizar e começar a projetar a sua obra. Acompanhe!

 

Pense no projeto antes de começar a construção

 

 

Quando você decide fazer uma construção, o primeiro passo é montar o projeto. Assim será possível observar como a construção ficará após estar pronta, detalhando os elementos que irão compor o espaço. Como o número de cômodos – quartos, banheiros, salas, suas divisões, etc -, se terá itens na área externa, quantas vagas na garagem, entre outros fatores.

 

Para essa etapa, você poderá contar também com o auxílio de um arquiteto, pois assim que conhecer o terreno, terá noção do tamanho, estilo, entre outras fatores que compõem o imóvel. São os profissionais que farão a elaboração da planta baixa, o projeto elétrico e o hidráulico também da construção.

 

Faça o levantamento dos custos da obra

 

 

É importante destacar que o custo total da sua obra será a soma de todos os valores que foram investidos, sendo eles do terreno, projeto arquitetônico, elétrico, mão de obra, materiais utilizados, impostos, entre outros. O orçamento é um item fundamental para o andamento da construção, pois sem ele, o proprietário não saberá o quanto precisará gastar para finalizar a obra.

 

Pesquisar e tabelar os preços dos materiais é uma dica importante, pois assim você conseguirá economizar em alguns pontos para poder utilizar o orçamento restante em outras áreas do imóvel.

 

Priorize materiais qualificados

 

 

Ao escolher os materiais certos e qualificados, a obra terá maior durabilidade. Por isso, assim como dito anteriormente, fazer uma pesquisa para conseguir bons materiais e os melhores preços, é indispensável. Lembre-se que economizar na compra desses itens, pode estar ligado diretamente com a durabilidade da edificação. Além disso, é uma economia momentânea ao poupar custos com os materiais, visto que futuramente podem gerar custos à longo prazo.

 

Isso não quer dizer que o material com o custo mais caro é o que tem a melhor qualidade, sendo que o correto é manter o equilíbrio entre o valor e a qualidade do produto. Além disso, alguns produtos possuem o selo de certificação da qualidade do produto, o que é também uma forma de garantir ao consumidor a qualificação do produto que está adquirindo.

 

Os profissionais responsáveis pela obra

 

 

Quanto os profissionais envolvidos na obra, além de serem qualificados, é necessário conhecer o trabalho realizado por cada um que fará parte da construção do seu imóvel. No caso do profissional de arquitetura, por exemplo, pesquise sobre o seu portfólio, a experiência que tem na área, entre outras questões. Após o projeto arquitetônico estar pronto, é necessário ter a mão de obra qualificada para exercê-lo.

Lembre-se que todos os profissionais serão responsabilizados pelo resultado final da sua construção, por isso, é necessário saber quão capacitado é o profissional que você irá contratar. Verificar os projetos que já foram executados por ele, além dos clientes atendidos, são ações importantes.

 

A segurança dos trabalhadores na construção

 

 

Antes mesmo de iniciar a construção, garantir a integridade física dos trabalhadores precisa ser uma prioridade. Além disso, é necessário ter muita atenção aos cuidados básicos no canteiro de obras para evitar possíveis acidentes. E para prevenir ocorrências como essas, realizar o planejamento do canteiro de obras, em conjunto com os equipamentos que serão necessários, como EPIs e EPCs, torna-se fundamental.

Providenciar tapumes, telas de segurança para cercar a obra e andaimes são importantes também para evitar acidentes com pedestres. E para armazenar os materiais utilizados na construção, é preciso preparar um local adequado que esteja seguindo as normas de segurança.

 

Dicas como as expostas neste post são importantes para você que está pensando em construir um imóvel, mas não sabe por onde começar. Além disso, ao fazer o planejamento, você previne erros, evita o desperdício de materiais, garante a qualidade da obra e economiza dinheiro.

The following two tabs change content below.
http://cimentospozosul.com.br

Latest posts by Pozosul Cimentos (see all)